Ana Catarina Pinto
Ana Catarina Pinto
Reconhecida e com atividade intensa enquanto violinista, investigadora, autora e professora de violino, concluiu o seu Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes, com distinção, na Universidade Católica Portuguesa. É Mestre em Ensino da Música, Pós-graduada em Música e Licenciada em Música (violino). Investigadora e autora de inúmeras publicações na área da música, destacam-se os seus livros “O Arco -Contributos Didáticos para o Ensino do Violino” (2016); “O Violino” (2022); a inédita edição crítica e primeira gravação em disco da obra integral para violino e piano de Tomás Borba - mpmp (2025); e o seu mais recente disco Portugal por um Violino (2025).
Das inúmeras distinções e prémios obtidos ao longo da sua carreira, destacam-se o prémio atribuído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (2013-14); bolsa de Doutoramento atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2018-20), bem como a sua admissão na Orquestra Mundial.
Desempenhou o papel de concertino nas orquestras: ARTAVE, APROARTE, Orquestra da Universidade do Minho, Orquestra de Santo Tirso e Orquestra ComSpirito, onde se apresentou nos maiores palcos do país. Foi premiada em vários concursos da especialidade e apresentou-se diversas vezes a solo com orquestras. Ministrou inúmeras masterclasses por todo o país. Apresenta-se regularmente com diversas formações e é frequentemente convidada a integrar júris de concursos, provas e festivais.
Foi professora de violino no Mestrado em Ensino de Música no Instituto Piaget, em Viseu, e professora de violino e Coordenadora/ Diretora de Curso no Conservatório Regional do Alto Minho, na Escola Profissional Artística do Alto Minho e no Conservatório Regional de Ponta Delgada, contando a sua classe com inúmeros prémios nacionais e internacionais. Vive nos Açores e é professora de violino do quadro no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.